Como criar contas no painel WHM e hospedar novos domínios na Revenda de Hospedagem

Prezado Cliente

Este procedimento é realizado no painel WHM. Verifique no email de boas vindas como acessar o painel WHM (WEB HOST MANAGER).

Caso a sua conta seja Revenda Ilimitada, você pode pular para o tópico ( Primeiros PASSOS ) mais abaixo.

Caso sua conta não seja ilimitada observe estes passos importantes abaixo antes de tentar criar contas.

Iremos chamar o domínio que cadastrou em seu pedido de DOMÍNIO MASTER, ou seja, o principal da sua conta de Revenda de Hospedagem e o que fornece DNS para demais contas que criar.

Antes de criar uma nova conta de hospedagem para um novo domínio que deseja hospedar, entenda que sua conta de Revenda de Hospedagem teve adicionado seu domínio cadastrado ao efetuar seu pedido. Caso sua conta não seja ilimitada ( espaço em disco ) como por exemplo Revenda ECONÔMICA, você precisará alterar os limites do que seu site cadastrado em sua conta de Revenda de Hospedagem pode usar. 

Por exemplo, sua conta é Econômica 1 com 70GB de espaço em disco então entenda que isso é o que Revenda de Hospedagem suporta e seu domínio master configurado dentro do seu servidor está ajustado para usar TODOS os 70GB. Neste caso antes de criar um pacote ou conta, diminua os recursos em disco que o seu domínio poderá usar caso contrário não haverá a possibilidade de criar novas contas de hospedagem.

Exemplo:

Sua Revenda de Hospedagem contratada conosco suporta 70 GB. Então seu domínio master está cadastrado em sua Revenda de Hospedagem, o que pode ser visto listando as contas no WHM, está configurado para usar todo este espaço.

Total do seu servidor 70 GB - total configurado para seu domínio master 70 GB =  total disponível 0 GB

Então para criar novas contas de hospedagem diminua o que seu domínio pode usar. Para isso, via WHM vá em LISTAR CONTAS e então procure pelo nome do seu domínio.

Após isso clique no sinal de + ao lado do nome do seu domínio e irão aparecer novas opções. Clique em ALTERAR QUOTA e aplique um valor em HD não muito alto. Clique então em SALVAR.

Agora você tem espaço em disco e poderá criar novas contas. Para isso, antes crie pacotes de hospedagem. Os pacotes são as características que a conta que irá criar poderá usar ( número de contas de emails, espaço em disco e etc )


Primeiros PASSOS:

Iremos chamar o domínio que cadastrou em seu pedido de DOMÍNIO MASTER, ou seja, o principal da sua conta de Revenda de Hospedagem e o que fornece DNS para demais contas que criar.

COMO CRIAR UMA NOVA CONTA:

Primeiro é importante criar pacotes de hospedagem conforme o passo a passo abaixo.


O que são pacotes?  Os pacotes são as características que a conta que irá criar poderá usar ( número de contas de emails, espaço em disco e etc )

Para isso, clique em  ADICIONAR UM PACOTE no menu lateral esquerdo do WHM para que você possa criar seus próprios pacotes de hospedagem.

Crie pelo menos 1 pacote. Você não pode instalar um domínio em sua conta sem primeiro criar pacotes. Não crie pacotes com bandwidth usando a palavra UNLIMITED. Defina o que o domínio pode gastar em transferência. Use valores altos como 99999999 se desejar que seja algo similar a ilimitado já que este valor representa terabytes de transferência mensal. Após isso feito, siga os procedimentos abaixo.

Campos a serem preenchidos durante a criação do pacote. Campos existentes até a criação de passo a passo  nesta versão do cPanel/WHM. Se houverem novos campos não identificados abaixo, entre em contato com nosso suporte para esclarecimentos. Com isso iremos também atualizar este passo a passo.

Nome do pacote: aqui você define o nome do pacote que por exemplo iremos chamar de PRATA.
Então entenda que todas características da conta de hospedagem PRATA serão definidas abaixo

01 - Cota de disco (MB): aqui você define quantos MB a hospedagem irá comportar.

02 - Largura de banda mensal (MB): aqui você define quantos MB mensais a conta de hospedagem poderá transferir para todos visitantes em sua soma total.

03 - Máximo de contas de FTP: aqui você define quantas contas de FTP a conta de hospedagem terá. Por default, uma conta de ftp já existe que é acessível com o user e senha de cPanel. Esta opção serve caso queira que o cliente possa criar contas de ftp adicional. Ideal caso o cliente queira dar acesso a apenas uma pasta do site para um visitante ou programador que precisa trabalhar no site.

04 - Máx. de contas de email: aqui você define quantas contas de email da hospedagem do plano PRATA poderá ter ao todo.

05 - Max Quota per Email Address (MB): aqui você define o tamanho máximo da conta de email que a hospedagem PRATA poderá criar.

06 - Máximo de listas de email: aqui você define quantas listas de email a conta poderá ter. Raramente usado

07 - 
Máximo de bancos de dados: aqui você define quantas bases de dados MYSQL a conta poderá ter.

08 - Máximo de subdomínios: aqui você define quantos subdomínios a conta poderá ter.

09 - Máximo de domínios estacionados: aqui você define quantos domínios estacionados a conta poderá ter. Domínios estacionados apenas servem para hospedar um segundo domínio mas sem FTP.

10 - Máximo de domínios de complementos: aqui você define quantos domínios adicionais a conta de hospedagem pode ter. Caso o cliente queira hospedar 2 ou mais domínios você pode definir a quantidade que ele poderá usar. Domínios complementos permite que o domínio adicionado via cPanel tenha emails e ftp compartilhando os recursos do que foi definido acima. No caso dos domínios complementos, depois de adicionados no cPanel, os DNS a serem configurados são os mesmos que o principal está usando.

11 - Máximo de emails por hora por domínio restabelecido: este é o limite de emails hora que o domínio pode enviar. Por padrão o limite é de 120 emails hora e esta configuração é interna e somente nosso suporte pode alterar.  Caso precise, entre em contato abrindo um ticket.

12 - 
A porcentagem máxima de mensagens com falha ou adiadas que um domínio pode enviar por hora: assim como no caso acima, este é um limite interno de segurança e define quantos emails hora o domínio pode enviar para destinatários que não existem.

Por fim, as últimas opções não precisam ser alteradas e única observação que fazemos é em relação a 
Lista de recursos. Esta opção se pré configurada em Gerenciador de Recursos ( opção junto as opções de pacotes no WHM ), permite você definir quais icons irão estar disponíveis no cPanel da conta criada. Por exemplo: caso queira ocultar alguma opção do cPanel como EMAIL, Construtores de Sites e etc, então você poderá selecionar nesta opção uma Lista de Recursos previamente criada em Gerenciador de Recursos conforme citado acima.

Salve o PACOTE e está conclusa a criação do pacote.

Observação 1: caso futuramente você queria fazer um upgrade ou downgrade para todas contas que hospedar e que estiver usando este pacote, basta editar o pacote, mudar as características e salvar o mesmo. Então todas contas que usam este pacote receberão um upgrade ou downgrade. 

Observação 2: é possível criar contas de hospedagem sem criar pacotes. Entretanto o correto é criar o pacote e usar o mesmo na criação de contas. Desta forma fica mais organizado, profissional assim como o upgrade e downgrade em massa sera muito mais fácil.


Vamos criar efetivamente a conta de hospedagem no WHM:

Agora que tem no mínimo 1 pacote criado, clique em CRIAR UMA NOVA CONTA no menu do lado esquerdo do WHM

01 - Domínio: nesta opção coloque o nome do DOMÍNIO  (Não use  www, http ou espaços. Apenas inclua o nome do domínio).

02 - Nome de usuário: nesta opção você irá definir o nome do usuário que é usado para acessar o cPanel e a conta de ftp default.

03 - Senha: nesta opção você irá definir uma senha. Não use senhas fáceis e preferencialmente use o gerador de senha.

04 - Email: nesta opção você ira definir um email de contato para a conta. Este email irá aparecer no cPanel. Se for de um cliente o ideal é colocar o email dele neste campo.

05 - Escolha o pacote que você criou

06 - Demais opções, mantenha o que é sugerido.

Clique no botão CRIAR

Isto lhe dará uma página de confirmação e então você agora está apto a configurar os DNS e aguardar a propagação.

Os DNS a serem usados para esta nova conta serão os mesmos que o master usa mas sem ips. Entretanto caso tenha usado os DNS do servidor  (ns1.vipreseller) para seu domínio principal então tens que usar os mesmos para as demais contas. Configurar DNS personalizados ( ns.seu dominiomaster.com.br ) para novas contas sem que o master esteja configurado com DNS e IPs no registro do seu domínio causará latência e mal funcionamento das demais contas que criar visto que não há DNS personalizados propagados. APENAS USE OS NS PARTICULARES do domínio master CASO TENHA CONFIGURADO ELE CORRETAMENTE NO REGISTRO. Os DNS particulares e ips estão no email de boas vindas.

Observação: para contas adicionais, não precisa usar os ips. Apenas usará os DNS do seu master mas para estas novas contas sem ips ou os DNS do servidor se o master está usado os DNS do servidor conforme observação no parágrafo acima.

Após configurado, aguarde a propagação por algumas horas.


Em caso de dúvidas, abra um ticket de suporte. 
Estamos a disposição para esclarecimentos e ajuda.

Atenciosamente.
www.myway.com.br

 

  • 3 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Como ter uma index personalizada ao criar uma conta nova

Prezado Clientesendo sua conta Linux, veja a pasta cpanel3-skel que fica antes da public_html na...

Migração de Contas para Revendas. Como realizamos as migrações.

Prezado Cliente Antes de executar estes procedimentos abaixo veja nossos limites de migração sem...